Comportamento Ético dos músicos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Comportamento Ético dos músicos

Mensagem por Admin em Dom Mar 08, 2015 8:59 pm

Etiqueta do Músico:


• Sr(a). músico principiante: respeito é fundamental.
• O regente é o patrão: não tire os olhos dele.
• Dica principal: seja discreto sempre.
• Situações: assuntos gerais, ensaios musicais e oficiais.

Há muito para aprender, sempre mais, por isto existem ainda mais coisas que os músicos principiantes precisam aprender. O que é etiqueta afinal? É um conjunto de regras ou normas de conduta de respeito que as pessoas devem ter no seu ambiente de convívio.

Lembre-se: etiqueta é sinônimo de educação. Não seja mal educado, ninguém gosta de pessoas mal educadas.

Musicalmente falando.


Eventos musicais


Dicas importantes e esclarecimentos sobre conduta em eventos musicias. O aprendizado musical é infinito, e a cada dia há muito para aprender, começando pela disciplina desde o ínicio.

o Com exceção ao imprevisto: munca chegue atrasado. Adiante-se sempre! Chegue com tempo de estacionar o seu carro, achar o seu lugar na orquestra, montar o instrumento e participar da afinação.

A hora marcada para o evento é a hora de você estar preparado para tocar, e não a hora de chegada.

Seja discreto. Sempre. Não apareça com o seu instrumento novo em folha, ou como o “iniciante-estrela”. Faça entradas junto de frases/períodos sem adiantar-se.

Se parar de tocar por qualquer motivo, não entre durante um compasso, aguarde uma respiração longa ou início de estrofe/frase.

Respeito é fundamental.

Toque em volume normal, que é moderado, sem forçar. Se tocar sozinho e entrar o naipe de cordas, por exemplo; aumente o volume o suficiente para equalizar o som com aquela categoria. Não toque fazendo acentuações forte.

Quando o regente estiver falando com a orquestra, não toque e não converse.

Não pare de tocar e não repouse o instrumento enquanto ele não parar de reger, a não ser o regente solicite um outro naipe/voz; ou você precise trocar um acessório (palheta, boquilha, corda, etc).

Não toque desafinado. Se o seu som estiver muito estridente, estranho, pare de tocar e corrija.

O regente é o "patrão". Se ele pedir alguma coisa, faça-o imediatamente, sem tirar os olhos da partitura. Você tem que fazer o que o mastro diz, musicalmente falando!

Se você não entendeu a expressão do regente, recupere-se do problema assumindo o erro imediatamente. Mesmo que o regente errou o movimento de regência, lembre-se: ele é o "patrão".

Não faça caretas e não agite sua cabeça como forma de expressar um erro pessoal ou de outros da orquestra, isto é indiscreto e grosseiro. Demonstre a sua disciplina e respeito.


> Eventos oficiais (Apresentações, Ensaios musicais, Audições, etc). <


A submissão à autoridade nos faz melhor a cada dia, e este respeito vai determinar o seu perfil musical por toda a sua vida.

Não use nada que possa lhe destacar mais do que outros, como broches, desenhos ou adesivos no hinário, gravatas temáticas.

Toque suave em volume normal, sem forçar (para mais ou para menos), equalize o seu som.

Mesmo que você é 100% afinado e toca em olhar na partitura, olhe a partitura mesmo assim. Se acontecer algum imprevisto, como errar por não fazer a leitura, será indesculpável para você próprio.

"Falar" a contagem de tempo ou fazer marcações fortes com o pé causa ruídos que pode incomodar outro músico e distrai-lo em sua contagem pessoal, faça tudo silenciosamente.

Se precisar mover-se, mecha-se calmamente e tente não chamar a atenção para você.

Importante: se você e todos os outros músicos estiverem preparados, nunca haverá uma situação de emergência.


Assuntos Gerais


Existem situações que merecem atenção e são fundamentais para aumentar a qualidade de sua etiqueta.

Aviso sobre entonação/afinação: é mais importante estar em sintonia com seus colegas de naipe, do que em sintonia com seu "egosintonizador- pessoal", não faça isto! Principalmente se você está tocando entre dois ou mais instrumentos da sua categoria/naipe, corrija-se imediatamente.

Se você não dizer nada negativo sobre um colega, você nunca será pego falando mal de um. Pense nisso. O ser humano é notoriamente crítico sem peso de culpa, seja prudente e tardio para falar.

Maestros são como músicos, cometem erros, e por fazerem igualmente parte da orquestra ou conjunto musical, devem ser ainda mais cautelosos para não atrasar-se em seus compromissos. Isto evita situações constrangedoras.

Seja discreto e siga suas “normas pessoais” de etiqueta, mesmo quando você cometer um erro, ninguém vai perceber, pois acostumaram-se a ver a sua “educação musical”.

“A música exalta o espírito humano, é criativa, auto-expressiva e permite a expressão de nossos pensamentos e sentimentos mais nobres.”

Use este material como apoio do processo educacional da postura do estudante de música. Todos os conceitos e artigos sobre música atendem diferentes aspectos do desenvolvimento humano (físico, mental, social, emocional e espiritual), favorecendo o bem-estar e o crescimento das potencialidades do estudante, pois fala diretamente ao corpo, à mente e às emoções.

Você que é estudante de música, lembre-se que ao estudar qualquer instrumento, deve fazer com vontade e determinação; desempenhando o melhor de si com seriedade; lutando para aperfeiçoar o seu aprendizado na música e a cada dia dividir os seus conhecimentos no grupo de estudos. Assim teremos a possibilidade de nos aperfeiçoar como pessoas, com atenção a importância do respeito e consideração pelo seu próximo.

Admin
Admin

Mensagens : 37
Data de inscrição : 07/03/2015

Ver perfil do usuário http://acienciadascordas.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum