Violinista Stéphane Grappelli - Jazz

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Violinista Stéphane Grappelli - Jazz

Mensagem por Admin em Sex Mar 27, 2015 4:21 pm

violista francês Stéphane Grappelli (1908 – 1997)

Apesar do violino não ser um dos instrumentos mais comuns no gênero, Grappelli se tornou um dos músicos mais conhecidos e respeitados do jazz e demonstrou, através de sua música, que o violino pode ter tanto swing quanto, por exemplo, um instrumento de sopro.

Nascido em Paris, Grappelli se iniciou na música como autodidata no piano e nogra violino, mas entre 1924 e 1928 estudou no Conservatório de Paris. Um fato marcante na sua carreira foi seu encontro com o violonista belga Django Reinhardt com quem teve um ótimo entrosamento e juntos fundaram o Quinteto do Hot Club, que tinha uma formação um tanto exdrúxula: um violino, três violões e um contrabaixo. Como o início da II Guerra Mundial, Grappelli e Reinhardt estavam em turnê na Inglaterra e lá o violinista francês resolveu ficar, pondo fim temporariamente nessa parceria que só voltaria à ativa depois da guerra.

Durante as décadas de 1950 e 1960 Grappelli trabalhou constantemente na Europa, mas continuou pouco conhecido pelo público jazzófilo norte-americano. Somente na década de 1970, o violinista começou a se apresentar regularmente nos Estados Unidos e assim ampliou ainda mais o seu público e conquistou todas as pequisas de popularidade musical no seu instrumento. Grappelli trabalhou até praticamente o dia em que faleceu, em Paris, aos 88 anos de idade.

Admin
Admin

Mensagens : 37
Data de inscrição : 07/03/2015

Ver perfil do usuário http://acienciadascordas.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum