A Música Fala

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Música Fala

Mensagem por Admin em Seg Mar 09, 2015 6:42 pm

> A música fala <


A música nos diz muitas coisas, aliás, até nas pausas da música ela nos entrega mensagens que são tão poderosas e envolventes que têma força de nos transportar a lugares e situações que gostariamos (ou não) de estar ou de reviver.

Um recado entregue a nós por meio de uma melodia fica gravado em nossa mente de acondo com o tempo que o autor planejou nos impactar.

O fato da mensagem musical fixar informações em nossas mentes muitas vezes é bom. Isso se pensarmos, por exemplo, em mensagens de uma propaganda de um bom produto que nos trará um bem para nosso dia-a-dia, nosso físico, qualidade de vida, algo que nos educará, nos ensinará a respeitar e amar o próximo, cuidar da saúde mental, cuidar da natureza, cuidar da família, a apaixonar-se... A trilha musical na propaganda entrará e nos vestirá como uma luva, feita sob medida.

Mas a mensagem musical também poderá se tornar uma má influência quando ensinar a sermos maus cidadões, a trair as pessoas, mentir, roubar... Infelizmente a canção pode ser um meio de persuadir o ouvindo, mais do que apenas "uma poesia sem melodia". Isso ocorre porque a melodia e os acordes, incluindo intensidade, duração, timbres, ritmo envolvente o modo de dançar tocam a alma como uma espada afiada e convencem o indivíduo à mudança de comportamento.

Muitas canções tem letras invasivas à mente e ouvido das pessoas, trazendo palavras pejorativas e tratando e propagando o sexo. São canções que denigrem a imagem das mulheres... Engolimos essas mensagens e nossas crianças engolem também e nos perguntam o tempo todo o que significa tudo isso. Nossas crianças são estimuladas e convidadas por essas canções, que encaminham a atitude precoce.

A pornografia musical conquistou um grande espaço principalmente no meio dos adolescentes e da juventude. Ela traz um ritmo repetitivo em ostinato, trazendo palavras em bloco sequencial, condicionando a mente a meditar por muitos minutos aos repetidos convites ao ato retratado pela mensagem.

Ainda que cantemos e escutemos músicas internacionais é importante que, antes de adotá-las, gastemos tempo em traduzí-las para também saber o significado da mensagem trazida por elas. Lembre-se: essas músicas entram em nossas casas e, muitas vezes, podem trazer mensagens totalmente opostas àquilo que somos, vivemos e pensamos.

Minha opção é o lado lindo e maravilhoso da música. Um veículo de comunicação capaz de unir pessoas, raças, credos, diferenças de idade e de nível social, com poder de convencer o indivíduo a reverter atitude ruim em boa, capaz de abraçar a inclusão e fazê-la acontecer. A música é poderosa o suficiente para propagar e trazer resultados de amor ao próximo, de cuidado com a vida. Tenha em mente que todos nós, pessoas e agentes, merecemos estar bem cuidados (e isso comoça pelo som que entra em nossos ouvidos!).


Admin
Admin

Mensagens : 37
Data de inscrição : 07/03/2015

Ver perfil do usuário http://acienciadascordas.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum