A filosofia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A filosofia

Mensagem por Admin em Seg Mar 09, 2015 6:33 pm

>>> O aluno, o conservatório e a filosofia <<<

A música sempre traz -e este é o fato mais decisivo -ao campo de visão dos filósofos é a sua proximidade da existência humana, uma característica específica que torna a música necessariamente objeto essencial para todos os que refletem sobre a realização humana.

A essência da música, dizia, foi vista de muitas maneiras na tradição ocidental: como um discurso sem palavras do "bem e do mal"; como um manifestar-se sem palavras daquele processo da mais íntima auto-realização; como o devir da pessoa moral; como o querer em todas as suas formas; como o amor. Foi isto talvez que Platão quis dizer com a frase: a música "imita o movimento da alma"; e Aristóteles: a música é ordenada ao ético e semelhante a ele.

Na sua esteira, acham-se as exposições de Kierkergaard, de Schopenhauer e de Nietsche – quando dizem que a música "expressa continuamente o imediato através do seu imediatismo", ou: de todas as artes, somente a música representa propriamente a vontade; ou: na música, soa "a natureza transformada em amor".

Inúmeras informações como as deste fórum sempre foram passadas pelos professores de conservatórios aos seus alunos, isso quer dizer que, a qualidade no ensino em instituições como essas é superior as escolas normais de música, que geralmente trabalham, quase que somente, a leitura de partitura ou de cifras de letras de músicas.

Os conservatórios de música visam trabalhar o talento do jovem músico, não desperdiçando a sua intelectualidade e sua capacidade de receber informações culturais.

Admin
Admin

Mensagens : 37
Data de inscrição : 07/03/2015

Ver perfil do usuário http://acienciadascordas.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum